Às vezes também vou abaixo…e?

  1. Importante: tenho mesmo tendência para publicar sobre coisas positivas no meu facebook. Isso não quer dizer que a minha vida sejam só aventuras extraordinárias, vitórias sobre a doença, eventos de sucesso, partilhas inspiradas. Mas ok, a maior parte é 🙂 Mas também saio do trabalho e tenho de me deitar, em cerca de 50% dos dias. Por isso não sou assim tão super que faz tudo. Apenas tenho muito foco em mudar a cara da esclerose múltipla. E mudo só por essa atenção que lhe dou, ao meu jeito, de conquistar, de compreender, de ganhar consciência nos falhanços e ultrapassar. Só isso. Ter compromisso de ser uma pessoa melhor, de ser uma pessoa feliz.
  2. Escrevi no dia 13 de Julho a publicação abaixo no meu facebook. Em pouco mais de 48h tenho mais de 450 gostos e mais de 250 comentários. Fui invadida por uma onda de ternura. Estou grata a todos, como se alguma vez pudesse duvidar do amor que me rodeia. E que não preciso de ser a super mulher todos os dias. Já estou a melhorar aos poucos agora, regressei a meio gás ao trabalho.
  3. Tantas vezes me sinto a heroína que vence oceanos e mostra a esclerose múltipla como uma doença que se tem de tornar visível porque somos pessoas e não só doentes, como por vezes me sinto um fracasso, por ainda haver tanto por fazer. Lembro agora, na ressaca de horas mais difíceis, que sou a mesma pessoa, quer num pedestal quer numa vala. É bom que me lembre da importância dos pequenos hábitos de cuidar de mim em primeiro lugar, seguir as recomendações da médica e desvalorizar o menos importante na vida, para sobrar espaço. Simples a receita, não é? Experimentem fazer isto com esclerose múltipla. É trágico e cómico, tal a ironia.
  4. Só sei que vou seguir, após uma batalha perdida por me ter deixado ir ao limite, mas sei fazer melhor. “Its always darkest before the dawn”. É sempre mais escuro antes do amanhecer,,,

Luisa a descansar

Publicado no meu facebook, a 15 Julho 2015: “Estou habituada a publicar mais as coisas boas que as outras aqui no facebook. A esclerose múltipla já se tinha habituado.
Mas hoje é um dia mau, volto a ter um sintoma invisível, que me deixa incapaz para estar num computador normalmente a trabalhar. Tão simples quanto não conseguir segurar a cabeça. Os músculos do pescoço ficam em demasiada tensão, não sinto força para erguer a cabeça e torna-se impossível estar sentada.
Não é a primeira vez que me acontece, mas acorda fantasmas antigos. Tenho andado um pouco assim, mais cansada, hoje foi demais e tive de por um stop.
Como recurso tomo banho de água fria, e com genes de atleta coloco o primeiro congelado que encontrei (com vontade de entrar eu no congelador e lá ficar!) na zona cervical e permaneço deitada. Assim alivia. Só que tenho de ficar deitada.
Agradeço às minhas colegas terapeutas na SPEM, que me trataram com carinho e literalmente mandaram para casa. Ainda bem que tive autorização para vir. Já escrevi à médica. Só quero recuperar. Como sempre. Por isso descanso. Tenho a valiosa companhia da tia Lena, que me equilibra.
E não, nem sempre estou na maior com a esclerose múltipla. Nem tão pouco é minha amiga. Os amigos escolhemos com o coração, com o instinto, com o acaso sem ser acaso. É antes uma professora de mim que nem sempre é fácil de entender, nem sempre sei de cor a matéria… mas lá que se aprende, aprende. A todos os guerreiros segue uma força, a que entende e abraça por igual.”

4 pensamentos sobre “Às vezes também vou abaixo…e?

  1. Olá Luísa

    Um beijo de amizade e de ânimo para o teu combate quotidiano. Estou certo que em breve estarás, de novo, a irradiar ânimo e esperança.

    Conta comigo para o que precisares.

    Beijos, João

    Gostar

Deixe um comentário